Entenda o significado e como funciona a missa de sétimo dia

Missa de sétimo dia, saiba tudo sobre uma das celebrações mais realizadas do Brasil.

Uma das celebrações fúnebres que mais conhecemos popularmente é a missa de sétimo dia, mesmo que você nunca tenha participado dessa celebração, certamente conhece alguém que já presenciou ou foi o homenageado.

Mas, mesmo sendo celebrada diariamente por todas as cidades do Brasil, sua origem, significado e informações ainda são desconhecidos por muitos.

Sendo uma forte tradição da igreja católica, essa celebração consiste pelo fato de que os adeptos do catolicismo acreditam no purgatório, com isso, durante a missa é realizada uma reza para que o(s) falecido(s) recebam perante a benção de Deus o repouso eterno.

Nos registros antigos da liturgia, há escrituras revelando que era comum que fossem realizadas missas para os falecidos no 3º dia após sua morte, sendo uma referência aos três dias em que Jesus ficou sepultado para depois ressuscitar.

Além disso, eram realizadas missas após o 7º dia de falecimento, por conta de ser a quantidade de dias que Deus levou para a criação do mundo (segundo a bíblia) e também ao 30º dia do falecimento.

Mas, vale lembrar de que mesmo sendo uma celebração com fortes ligações ao catolicismo, esse tipo de homenagem pode ser encontrado em outras culturas, tradições familiares e crenças pessoais sendo realizado de diferentes formas.

Tradição Brasileira 

Sendo uma celebração tradicional de nosso país, há dois fatores que trazem a explicação do porque a missa de sétimo dia ser tão forte no Brasil.

Primeiramente, por conta dos católicos serem maioria no país, sendo que aproximadamente 50% de nossa população segue os costumes e crenças católicas.

Além disso, a questão territorial do Brasil teve grande influência no processo de difusão da celebração pelas cidades.

Devido ao enorme território e por diversas famílias terem parentes em outras cidades ou estados, ao realizar a missa no sétimo dia após o falecimento, os familiares teriam tempo suficiente para comunicar todas as pessoas próximas do falecido.

Permitindo assim que parentes e amigos distantes pudessem estar presente na cerimônia em memória do ente querido.

Bíblia e a missa de sétimo dia

Há diversas passagens de bíblia que remetem ao número sete e sua importância para os católicos.

Uma das “aparições” mais lembradas desse numeral no livro sagrado é referente aos 7 dias que Deus levou para a criação do mundo, sendo então considerado o número da perfeição.

Além disso, José permaneceu de luto pelo falecimento de Jacó durante 7 dias (Gn 50,10) e as mulheres que engravidassem na época onde passa a história da bíblia estariam purificadas após o sétimo dia do parto (Lv 12,2).

Pelas passagens que se encontra na bíblia, a utilização do número sete além da perfeição, remete também a perseverança e purificação, como em citações que falam sobre a multiplicação dos pães por Jesus usando esse numeral, além de que Pedro deveria perdoar seus inimigos 70 vezes 7.

Outro fator importante que remete a missa de sétimo dia a igreja católica é a crença na ressurreição, que em diversas passagens está explícita.

Sendo que um dos motivos para essa celebração é reza pela purificação da alma do falecido, de forma que ele passe pelo purgatório e tenha a ressurreição posteriormente.

Algumas das passagens do novo testamento fazem grande referência ressurreição, como encontramos em:

  • “Então o anjo disse às mulheres: Não tenham medo. Eu sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui. Ressuscitou como havia dito”. (Mt 28,5-6);
  • “Ainda estavam falando, quando Jesus apareceu no meio deles, e disse: A paz esteja com vocês” (Lc 24,36)
  • “Jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e acredita em mim, não morrerá para sempre” (Jo 11,25-26)

Como solicitar a realização da missa de sétimo dia?

Sendo um processo simples e rápido, basta que o interessado em realizar essa cerimônia em homenagem ao ente querido falecido compareça a secretaria da igreja de seu bairro ou outra de preferência.

Após isso, solicite que seja feita a homenagem, lembrando que deve ser feito o pedido com antecedência a missa que irá ser realizada, pois a homenagem é prestada durante a celebração.

E com isso, ao chegar a data da homenagem, durante a oração da eucaristia realizaram o pronunciamento de que essa missa presta a homenagem e memória para o falecido em questão.